
Que o estoque é uma parte fundamenta para os empresários, todo mundo sabe: é nele que todos os produtos que a empresa tem a oferecer aos consumidores ficam armazenados e, principalmente, conservados. Também é por meio da gestão de estoque que o empresário consegue determinar o que precisa comprar e quais produtos estão tendo menos vendas.
Com cada vez mais empresas surgindo, nem todas elas têm espaço suficiente para cria um estoque e é por isso que o guarda móveis tem sido muito mais procurado. Veja agora como os guarda móveis viraram estoque para pequenas e grandes empresas.
Os guarda móveis são espaços de diversos tamanhos que ficam em uma espécie de galeria, fechados com portões de aço. Nesse local, as pequenas e grandes empresas que estão sem espaço no estoque podem deixar os seus produtos, retirando-os quando quiserem.
Para compreender o que é o guarda móveis, deve-se pensar nas galerias comerciais ou feiras populares: é como se cada uma das lojinhas fosse um espaço para estoque, mas em tamanho bem maior. É importante dizer que nem todos os alimentos podem ser colocados no guarda móveis: os alimentos perecíveis, por exemplo, não podem porque causariam mau cheiro e até o aparecimento de animais.
Chamado de self storage, o guarda móveis é um tipo de serviço e, sendo assim, a pequena e grande empresa precisa pagar uma mensalidade ou aluguel. O administrador desse self storage concede uma chave ao contratante para que ele possa abrir o seu guarda móveis quando quiser e retirar o produto de que necessita.
Com essa chave, o responsável pela pequena ou grande empresa também pode colocar mais produtos ali. Se necessário, é possível alugar mais de um box: suponha-se que uma empresa de médio porte tem muitas pranchas de surf para guardar e que não é suficiente um guarda móveis só; então, essa empresa terá de fazer dois alugueis distintos.
O guarda móveis para empresas é uma boa solução quando não se pode construir um estoque a curto ou médio prazo. Toda construção leva certo tempo e, quanto maior é o estoque planejado, mais tempo necessário para a sua finalização. Como a empresa continuará precisando de um estoque durante esse tempo, é claro que o guarda móveis ou self storage é a opção mais simples.
Há também empresas que começam pequenas, com os seus proprietários mantendo o seu estoque em um cômodo da casa. Conforme o empreendimento cresce, torna-se necessário mais espaço e uma forma prática de resolver isso é apelar para o guarda móveis.
Há ainda a segurança de que os pertences não serão danificados ou perdidos, desde que o Estado em questão tenha leis para o guarda móveis. Em São Paulo, por exemplo, elas foram criadas em 1999 e, antes de a empresa escolher um self storage, vale a pena se informar sobre a regulamentação na sua UF para proteger os seus direitos.
Deve-se dizer que os usuários dos guarda móveis têm suporte dos seus administradores: no caso de eles esquecerem a sua senha digital ou a sua chave, por exemplo, eles podem recorrer à administração para abrir o seu box.
O guarda móveis para empresas não é uma solução universal, infelizmente: determinados empreendimentos não podem ter o seu estoque armazenado nos boxes porque eles poderiam colocar em risco o local, os demais clientes e seus pertences e também os funcionários.
Cada empresa de self storage tem as suas regras sobre produtos que não podem ser armazenados e, assim, o contratante precisa se informar com cada uma. Geralmente, os produtos vetados são:
Sendo assim, o guarda móveis ou self storage é interessante para as empresas que trabalham com livros, com mobiliário, com maquiagem, com eletrônicos, com roupas, com cosméticos, etc.
O guarda móveis para empresas é bastante confiável e já tem muitos empreendimentos de diversos portes utilizando-o. Para total proteção, recomenda-se o que segue.
Pesquisar sobre a self storage antes de alugar o box
A internet é ótima para as empresas pesquisarem sobre os fornecedores de self storage e conferir a sua credibilidade.
Ter um controle pessoal do que é estocado
Não se deve apenas colocar os produtos no self storage e trancá-los: é fundamental que a empresa anote absolutamente todos os itens estocados no box.
Não fornece a senha do self storage para todo mundo
Somente as pessoas necessárias devem ter acesso a esse guarda móveis.