O valor elevado dos imóveis nas grandes cidades fez aumentar a procura por um serviço que para muitos ainda é pouco conhecido: o Guarda Móveis Zona Oeste, ou self storage. Esse negócio promissor vem conquistando novos clientes a cada dia e tem se consolidado como uma excelente alternativa para quem tem problemas para guardar seus bens. O conceito foi criado nos Estados Unidos, nos anos 1960, e é considerado o investimento que mais cresce por lá.
Para quem ainda não conhece, essa é a solução mais prática e econômica para quem precisa de mais espaço para organizar casas, apartamentos e escritórios, pois, apesar do nome, o guarda móveis pode ser usado para guardar os mais variados objetos, inclusive documentos. O uso vai depender da necessidade de cada pessoa. Os guarda móveis nada mais são do que boxes, que variam de tamanho, podendo ter desde 1m² até 100m², que são disponibilizados através de um contrato mensal de aluguel.
Na maioria das vezes, as empresas que oferecem esse serviço estão instaladas em locais que sejam de fácil acesso, pois dessa maneira, os clientes poderão considerá-los como uma “extensão da casa”, ou seja, poderão ir até o guarda móveis sempre que achar necessário. E essas instalações, como mencionado acima, possuem diversas funcionalidades.
O serviço funciona basicamente da seguinte maneira: o interessado entra em contato com a empresa que oferece esse atendimento, estabelece o tamanho do box que deseja alugar, e leva os documentos básicos como identidade, CPF e comprovante de residência para efetivar o aluguel. O pagamento do mês é feito antecipadamente, porém não há burocracia. A facilidade para reservar um box é uma das principais vantagens do serviços de guarda móveis São Paulo.
Em relação ao uso dos espaços, eles possuem estrutura para atender tanto as necessidades de pessoas físicas, quanto as demandas de empresas. No âmbito corporativo, as companhias costumam usar esses espaços para armazenar o seu arquivo morto, ou até mesmo estoque, no caso de produtos.
Além da falta de burocracia na hora de alugar,existem várias vantagens em optar por pelo serviços de self storage para guardar móveis, como por exemplo:
São Paulo é uma das cidades que vem tendo uma grande procura pelos serviços de guarda móveis, sobretudo pelos seus espaços cada vez mais reduzidos e caros. De acordo com a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), a cidade de São Paulo conta com 17 guarda móveis registrados na instituição, porém, esse número pode ser bem maior.
E para disponibilizar maior credibilidade aos clientes, a ASBRASS tende a emitir um selo de qualidade para as empresas cadastradas, o que significa uma garantia extra para quem procura o serviço. No caso dos guarda móveis em São Paulo, essa medida gera mais confiança e proporciona maior segurança para os clientes do Box Guarda Tudo SF que desejam contratar um guarda móveis Zona Oeste.
Os valores de guarda móveis em SP podem variar, assim como a dimensão do box escolhido. O preço de guarda móvel de 1m², mais barato, gira em torno de R$ 80,00. Vale lembrar que nesse caso, o espaço é limitado e perfeito para objetos menores. Em situações que exigem armazenar peças maiores, naturalmente o valor terá um acréscimo, mas ainda assim continuará sendo a opção mais econômica e mais viável para quem precisa armazenar seus móveis por um período específico.
Para se ter uma ideia do tamanho de box que será necessário para cada situação, é importante ter em mente o que caberia em cada um dos tamanhos disponíveis no mercado. Veja os exemplos práticos.
1 –1m²: 12 malas grandes ou 15 caixas consideradas médias (proporções de 50 cm).
2 – 2 m²: oito caixas médias, uma geladeira, um sofá, quatro cadeiras e uma mesa.
3 – 5 m²: Uma mobília completa de um apartamento pequeno, ou seja, de um quarto.
4 – 7,5 m²: Mobília completa de um apartamento de dois quartos.
5 – 15 m²: O equivalente ao conteúdo de contêiner de mais ou menos 20 pés, ou 1.440 caixas de arquivos.
6 – 21 m²: Mobiliário completo de uma casa que tenha quatro quartos.
A partir dessa referência, é possível ter uma ideia mais clara da dimensão necessária para armazenar móveis, caixas, objetos ou documentos. Vale lembrar sempre que os preços variam de acordo com o tamanho escolhido, isto é, quanto maior o box, maior será o seu custo final.
A organização de cada box do guarda móvel é de responsabilidade da empresa ou da pessoa que alugou, ou seja, a empresa que oferece o serviço fica isenta dessa responsabilidade. Essa é uma maneira de manter a segurança e privacidade dos clientes, pois somente ele, ou pessoas autorizadas, terão contato com o conteúdo do guarda-móvel. Esse procedimento é fundamental para garantir a boa conservação dos volumes, sobretudo em caso de documentos que seguem uma ordem específica de armazenamento.
Móveis: Neste caso, podem ser usados tanto para colocar aqueles móveis que não cabem mais em casa, ou no período de reformas ou ampliações dos ambientes.
Coleções e materiais de lazer: esse sistema de armazenamento é perfeito para guardar, por exemplo, pranchas de surf, motocicletas, equipamentos de mergulho, bicicletas, aparelhosde ginásticas, coleções diversas, entre outros.
Pertences e volumes: Há momentos em que torna-se fundamental encontrar um local seguro para guardar pertences e volumes, como por exemplo, em uma viagem, reforma ou mudança
Estoque para lojas: Ideais para estabelecimentos comerciais que funcionam em espaços com uma dimensão muito pequena, também são ótimos para empresas que atuam em e-commerce e não possuem lojas físicas, afinal, é uma maneira prática de ter o produto sempre acessível para enviar aos clientes
Documentos e arquivo morto: Grande quantidade de documentos e papeis que uma empresa produz por vários vários motivos e não são jogados fora, principalmente aqueles documentos que devem ser guardados por um período determinado.
Equipamentos: O self storage é também é uma solução eficiente para evitar a perda ou a degradação de máquinas que ficam armazenadas em locais impróprios.
O primeiro passo é saber exatamente o tamanho adequado. Para isso, é necessário separar os itens que serão destinados ao box e seguir os procedimentos a seguir:
No momento em que o locatário assina os papeis de locação e passa a utilizar o espaço para armazenar as suas coisas, ele pode colocar um cadeado no qual só ele possui a chave. Ou seja, nenhum funcionário do self storage tem autorização para mexer nos boxes alugados.Isso com certeza transmite mais credibilidade para quem ainda está na dúvida sobre alugar ou não um box.
Além disso, os locais são equipados com câmeras 24h. Esse é mais um aspecto para garantir que tudo estará bem seguro.
Além da falta de burocracia na hora de alugar, existem várias vantagens em optar por pelo serviços de self storage para guardar móveis, como por exemplo: